Perda Auditiva: Causas e Tipos

Você conhece bem essa parte tão importante do seu corpo? Para saber mais sobre o assunto, não perca este artigo! Perda Auditiva: causas e tipos.

Por Eliene Alves Lacerda Neves dia em Blog

Perda Auditiva: Causas e Tipos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

 

O nosso ouvido é composto por muitas partes importantes, responsáveis por enviar diferentes informações ao nosso cérebro. Quando há uma perda auditiva grave, isso quer dizer que você pode ter sofrido diferentes lesões, em diferentes partes do seu ouvido, sendo este de nível externo, médio e interno.

Em primeiro lugar, é sempre bom dizer que se você não está no caso de pessoas que são formadas e especialistas no assunto, não pode constatar que está sofrendo com perda auditiva e tentar resolver o seu problema. O mais indicado a ser feito caso esteja sentindo alguma alteração no seu sentido auditivo é procurar ajuda médica e especializada no assunto. Uma vez no consultório você será submetido a uma avaliação audiológica e se for diagnosticado uma alteração auditiva, o médico vai fazer a indicação do tratamento, seja ele medicamentoso, cirúrgico ou indicação de aparelho auditivo (AASI).

Pesquisadores da área informaram que a perda auditiva pode ocorrer, atualmente, na própria casa das pessoas, no ambiente de trabalho e, principalmente, em baladas, boates e outros tipos de festas que costumam manter grandes caixas de som. Além disso, alguns costumes cotidianos, como ouvir música no volume máximo por meio de fones de ouvido, usar o secador de cabelo, liquidificador, ou ouvir TV com alto volume, também podem estar entre as principais desse tipo de problema.

É natural que associemos a perda auditiva ao avanço da idade, porém, os pesquisadores afirmam que esse tipo de problema tem acontecido cada vez mais cedo na nossa sociedade. Isso porque as cidades, tanto as do interior, como as grandes capitais, estão cada vez mais barulhentas, com grande frota de carros, ônibus e motos no trânsito, entre outros componentes que contribuem para uma grande poluição sonora.

Conheça os tipos de perda auditiva

Perda Auditiva: Causas e Tipos

Existem quatro tipos de perda auditiva. Vamos conhecer um pouquinho sobre cada uma delas. Iniciando pela perda auditiva sensorioneural ou neurossensorial, que ocorre no ouvido interno quando as células ciliadas presentes dentro da cóclea ou os condutores nervosos sofrem alguma deterioração, impedindo que os sinais do ouvido cheguem ao cérebro. A perda auditiva neurossensorial  pode ser causada por infecções virais, labirintite, danos nos nervos auditivos, ruídos, uso de alguns medicamentos ototóxicos  ou a correlação com doenças como: Diabetes, Doença de Ménière, Doenças auriculares autoimunes, Doenças ou vírus, Exposição a barulhos muito altos.

Outro tipo é a perda auditiva condutiva, chamada assim porque trata-se da capacidade dos ouvidos em conduzir os sons ao ouvido interno, o problema ocorre quando essa condução é bloqueada ou então está reduzida por conta de lesões sofridas pela pessoa ao longo do tempo.

Perda auditiva mista é a combinação da perda auditiva sensorioneural com a perda auditiva condutiva. Dessa forma é capaz de causar prejuízos tanto nas habilidades do ouvido externo, como nas habilidades do ouvido interno sendo assim, dificultando a passagem dos sons. Paralelamente a isso, causa também problemas ao ouvido interno (cóclea), além  do nervo auditivo.

Por último, vem a perda auditiva neural que ocorre quando o nervo auditivo não consegue mais enviar sinais ao cérebro.

E aí, conseguiu entender os tipos de perda auditiva que podem ocorrer? Procure um profissional para que possa realizar um diagnóstico adequado e seguro!

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Perda Auditiva: Causas e Tipos

Enviando Comentário Fechar :/

Veja Também!

Os artigos relacionados podem te interessar:

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!