Dicas para preservar sua audição

Quer saber dicas para preservar sua audição? Então, você não pode perder este artigo! Acompanhe!

Por Eliene Alves Lacerda Neves dia em Blog

Dicas para preservar sua audição
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

 

Você sabia que, aproximadamente, 40% dos problemas de audição, incluindo a perda do sentido, acontecem por conta de exposição a sons intensos que podem estar ocorrendo na sua própria casa, ambiente de trabalho ou nos lugares que frequenta durante a sua rotina? Pode ser que você não perceba, mas a Sociedade Brasileira de Otologia já divulgou números que são preocupantes.

Já imaginou ficar repetindo aquele fatídico “quê? quê? quê?” para tudo que as pessoas falam? Estar em uma festa e não conseguir conversar com as pessoas porque não as escuta muito bem? estar em uma palestra de extrema importância para a sua carreira e sentir muita dificuldade de entender o que as pessoas falam? Bom, isso pode acontecer caso você não cuide bem da sua audição, que merece ser preservado, da mesma forma que você preserva a sua saúde como um todo. Afinal, sentir que o seu corpo e mente estão 100% é o que faz com que você tenha qualidade de vida.

É verdade que, hoje em dia as cidades, as ruas em qualquer parte, seja nas cidades do interior ou nas grandes capitais, tudo está muito barulhento! O trânsito com a sua imensa frota de carros, motos e ônibus, entre outras coisas que auxiliam na poluição sonora, sem contar em época de eleições quando entram em cena aqueles tão odiados carro de som, não é mesmo? Desse jeito, fica difícil preservar a audição, porém, existem certas atitudes que você pode tomar para minimizar os riscos de deixar de ouvir uma música com prazer, por exemplo.

Outro dado bastante preocupante apresentado pela Sociedade Brasileira de Otologia é que, atualmente, as pessoas estão perdendo a audição muito mais cedo do que antes. Lembra quando associávamos a perda da audição com a velhice? Enfim, a poluição sonora é tanta que já ultrapassou o limite de idade, principalmente porque os mais jovens estão ainda mais expostos à barulhos altíssimos em boates, fones de ouvido, aparelhos de MP3 ou celulares, altos ruídos em determinadas profissões, entre outros. Além disso, mesmo em casa, o barulho do secador, liquidificador, aparelho de televisão, entre outros eletrodomésticos, podem contribuir para que isso ocorra muito antes de chegarmos em idade avançada.

Como acontece a perda da audição?

Dicas para preservar sua audição

Altos níveis de pressão sonora vão, com o tempo, lesionando a nossa audição e a pior parte é que essa lesão ocorre de maneira cumulativa. Por exemplo, você machuca um pouquinho hoje, mais um pouquinho amanhã e por aí vai até que a perda da audição seja tão significativa que passe a incomodar a sua rotina e o seu bem estar.

Dessa forma, para preservar audição o melhor que você pode fazer é evitar lugares com sons muito intensos; evitar o mau uso de fones de ouvido, deixando o volume muito alto, muitas vezes no máximo; tomar cuidado quando for introduzir objetos no canal auditivo, como por exemplo, na hora de limpar as orelhas com cotonetes; não ficar próximo de caixas de som em festas e eventos; procurar sempre diminuir o som de eletrodomésticos barulhentos que tem em casa; Usar protetores auriculares em locais barulhentos; ficar atento ao sintoma zumbido e procurar um médico otorrinolaringologista para  realizar avaliação audiológica  para evitar a perda auditiva precoce e sempre que possível dar repouso à sua audição se mantendo por algum tempo em ambiente silenciosos.

Caso já tenha notado alguma alteração na sua audição, procure um médico especialista o quanto antes. Para atender a sua curiosidade, que tal acessar o site da Attenti Aparelhos Auditivos e descobrir formas de não ter mais problema com isso? Clique aqui e confira! 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Dicas para preservar sua audição

Enviando Comentário Fechar :/

Veja Também!

Os artigos relacionados podem te interessar:

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!