Conheça 7 sinais de que seu filho tem perda auditiva

Sintomas de perda auditiva em crianças devem ser observados desde o nascimento.

Por Eliene Alves Lacerda Neves dia em Blog

Conheça 7 sinais de que seu filho tem perda auditiva
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Milhares de crianças possuem perdas auditivas em vários níveis. Essa perda da audição, de maneira geral, pode ser resultada de infecções no ouvido, conhecida como otite, cera no ouvido ou ainda problemas genéticos.

Nesse artigo, vamos falar sobre sintomas, diagnósticos e tratamentos para perde auditiva em crianças e te mostrar 7 sinais de que perda auditiva em crianças. Fique com a gente, mas não se esqueça de procurar por um profissional da saúde para que ele faça uma avaliação criteriosa de perdas ou não na saúde auditiva da sua criança. Vamos lá?

 

Sintomas

 

Observar os sintomas em uma criança, principalmente se a perda auditiva for sutil, não é tarefa fácil, mas ter um olhar atento pode ajudá-la e muito pelo resto de sua vida. Isso porque quanto antes a perda auditiva for diagnosticada, melhor para a criança, que conseguirá adaptar a sua rotina, melhorando a sua aprendizagem, sociabilidade e comunicação.

Observe os sinais:

  1. A criança não responde quando você a chama;
  2. Ela não reage a sons;
  3. Ela tem dificuldade na fala;
  4. Está desatenta;
  5. Escuta TV ou outros aparelhos em volume muito alto;
  6. Fala em tom de voz mais alto do que antes;
  7. Seu rendimento escolar está menor em comparação a outros períodos.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico da perda auditiva pode ser feito por meio de exames de diagnóstico por imagem (ressonância magnética e tomografia computadorizada), avaliação pelo médico com vários testes, como: exame nos ouvidos, respostas a sons diversos e exame de resposta do tímpano (timpanometria).

Em bebês o diagnóstico é feito por exames de rotina, tal como o teste da orelhinha. No Brasil, esse teste é obrigatório e deve ser realizado nos primeiros dias do recém-nascido. Ele é feito durante o sono do bebê e é indolor.

Alguns recém-nascidos têm mais chances de desenvolver problemas auditivos. São eles:

  • Bebês prematuros;
  • Bebês com menos de 1,5 kg.
  • Bebês que tenham na família alguém com surdez;
  • Bebês que as mães tenham tido infecções durante a gravidez, tipo toxoplasmose, rubéola ou HIV.
  • Bebês com doenças, como herpes, sarampo, varicela, meningite ou outras síndromes, tais quais a de Waardenburg, Alport e Pendred.

 

Tratamento

 

Alguns tipos de perdas auditivas podem ser recuperados. São aqueles causados por infecções que conseguem melhorar após o uso de antibióticos ou cirurgia ou aquelas perdas causadas por cera de ouvido. Nesse caso, a audição é recuperada após a remoção manual, com medicamentos ou até retiradas por cirurgia.

Já em outros casos, como genético a perda auditiva dificilmente será recuperada. Para melhorar a qualidade de vida da criança, alguns tratamentos podem ser indicados:

  • Uso de aparelhos auditivos

Sua função é amplificar o som diretamente no ouvido para compensar a perda. Indicado para quem tem perda auditiva leve a moderada.

  • Implantes cocleares

Indicado para crianças que possuem uma perda auditiva severa. Esse dispositivo eletrônico transforma os sons em estímulos elétricos.

  • Libra

A libra, linguagem por sinais, é um facilitador para as pessoas que possuem surdez e já pode ser estabelecida até mesmo em bebês para que seja desenvolvida uma forma de facilitar a comunicação.

 

Nesse artigo, falamos sobre alguns dos sintomas, formas de diagnosticar uma criança com perda auditiva e alguns tratamentos que existem no mercado. Se você percebeu que o seu filho ou que alguma criança do seu ciclo de convívio apresenta algum sinal de perda auditiva, procure ajuda de um profissional assim que possível. Como dissemos, quanto antes esse diagnóstico for feito, melhor para a criança que terá melhores condições de viver em sociedade.

 

Quer saber mais sobre perda auditiva e outras soluções para quem tem audição prejudicada? Continue lendo nossos textos aqui no blog!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Conheça 7 sinais de que seu filho tem perda auditiva

Enviando Comentário Fechar :/

Veja Também!

Os artigos relacionados podem te interessar:

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!