Como surgiu o dia nacional dos surdos?

Dia nacional dos surdos: ocasião de reflexão e de debate.

Por Eliene Alves Lacerda Neves dia em Blog

Como surgiu o dia nacional dos surdos?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Anualmente, no dia 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional dos Surdos em todo o Brasil. Mas por que essa data precisa ser comemorada? Nesse artigo vamos falar sobre a importância e a necessidade de se promover a discussão sobre o assunto.

 

Relevância

No Brasil, mais de 5% da sua população, ou cerca de 9 milhões de pessoas, possuem algum tipo de deficiência auditiva, segundo censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010.

Diante desse número se faz necessário fomentar a discussão do assunto na sociedade, debater políticas públicas de inclusão, bem como discutir os direitos e celebrar as conquistas.

 

Por que dia 26 de setembro?

O dia 26 de setembro foi escolhido como forma de homenagear a data de criação da primeira escola de surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) como é conhecido até hoje, é referência em educação e trabalha com o objetivo de fornecer educação bilingue para pessoas surdas no país.  

A comunidade surda, no entanto, utiliza mais do que o dia 26 de setembro para alertar a população sobre a necessidade de falar sobre o assunto. Durante todo o mês são levantados debates e realizadas ações em prol dessa conscientização no período conhecido com Setembro Azul.

O azul faz referência às faixas azuis colocadas no braço dos surdos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial como forma de diferenciá-los dos demais.

 

Importância

Por meio da luta pela inclusão das pessoas com deficiência auditiva, várias conquistas podem ser celebradas diariamente por milhares de brasileiros surdos. Uma das principais é a oficialização da Libras (Língua Brasileira e Sinais) como segunda língua nacional. Outras conquistas foram a obrigatoriedade da formação dos professores em Libras, o ensino bilingue para crianças com deficiência auditiva e a presença de um intérprete de libras em órgãos públicos.

 

Conscientização, sensibilização, inclusão e luta por direitos marcam a celebração do Dia Nacional dos Surdos em todo o país. E você? O que acha dessa data? Deixe seu comentário e compartilhe esse texto nas suas redes sociais.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Como surgiu o dia nacional dos surdos?

Enviando Comentário Fechar :/

Veja Também!

Os artigos relacionados podem te interessar:

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!